Fique a conhecer o ciclo da vinha.
A Videira
Videira, vite, vinha, vinhal, vinhedo ou parreira (do latim Vitis) são denominações do género de plantas arbustivas da família das vitáceas, antigamente chamada Ampelidacee.
O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização.
A videira passa por um ciclo vegetativo e com a ajuda dos viticultores produz frutos de qualidade que são transformados em vinhos de excelência.
O Ciclo da Vinha
Todos os anos a história repete-se e antes de apreciarmos um bom vinho, a videira passa por um ciclo vegetativo.
É preciso calma e muita dedicação do viticultor para receber novas colheitas de qualidade todos os anos.
A Poda
A época da poda realiza-se entre dezembro e fevereiro, período de repouso vegetativo, as folhas já caíram e a planta entrou em dormência.
A pode consiste em dar um corte de uma parte dos ramos da videira para regularizar o crescimento e haver um equilíbrio entre a planta e vegetação, caso contrário iria produzir bagos pequenos e de fraca qualidade.
A empa nas vinhas tem como finalidade fixar a videira num arame ou num pau, as varas que foram escolhidas, quando se fez a poda, para se poderem segurar bem com o peso das folhas e das uvas.
Depois da poda e da empa feita é tempo de tratar da terra e aguardar o começo do crescimento da videira.
O Choro da Videira
O fim do inverno e o início da primavera é tempo de despertar, começa com um choro de alegria que demonstra que está pronta para um novo ciclo vegetativo e surgem os primeiros rebentos.
O Abrolhamento e Floração
Entre março e abril chegam os primeiros rebentos e folhas, antes da planta entrar em floração, faz-se a poda em verde, para retirar todos os rebentos que não interessam para a planta, ficando assim mais equilibrada e capaz de produzir em melhores condições. Entre maio e junho nascem pequenas flores.
O Pintor
Entre maio e junho os cachos da videira vão crescendo e pintam-se de cor, entra na fase “pintor”, dá-se início ao processo de maturação. O amadurecimento ocorre durante 60 dias, uma espera importante, pois é definida a qualidade da uva.
A Vindima
O final da maturação das uvas assinala a etapa final, a vindima, que ocorre entre setembro e outubro.
À medida que os cachos amadurecem, a acidez dos bagos diminui e os teores de açúcar aumentam. É possível fazer análises e procurar determinar a data da vindima em função da acidez e do grau de álcool previsível. É importante que não chova neste período, já que a água e humidade absorvida pelos cachos é transmitida para o vinho.
Depois da vindima é tempo de descansar, entre outubro e dezembro a videira deixa cair as folhas e entra em repouso, preparando-se para um novo ano e irá repetir todo o processo.
Ficou a conhecer o ciclo da vinha e todas as fases essenciais para a produção de um bom vinho. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo? Escreva nos comentários.